Gestão de Projetos

Gestão ou Gerenciamento de Projetos é um tema que trata da aplicação de conhecimento, habilidades, técnicas e ferramentas para garantir que as atividades executadas em um projeto satisfaçam seus objetivos.

Um projeto pode ser definido como uma iniciativa temporária (ou seja, que tem um início e um fim definidos), que é executada para gerar um produto ou serviço que de alguma forma é único. A partir desta definição, é fácil notar que pessoas vêm planejando e executando projetos desde o início dos tempos.

Os projetos diferem das operações regulares de uma organização na medida em que as operações da empresa têm como objetivo produzir o mesmo produto ou serviço continuamente, e não têm um momento para terminar.

A PROAGE oferece serviços de consultoria e treinamento a empresas que lidam com pelo menos uma fase do ciclo de vida do projeto (iniciação, planejamento, execução, controle e finalização), com o objetivo de torná-la capaz de adotar ou melhorar a aplicação de técnicas modernas e mundialmente aceitas na gestão de seus projetos.

O Know-how a ser transferido para a empresa provém de conhecimentos consolidados pelo PMI® - Project Management Institute, um instituto americano que vem pesquisando, desenvolvendo e disseminando as melhores práticas nesta área desde 1969.

Este instituto estruturou processos, técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas em todas as cinco fases da gestão de um projeto em 10 áreas de conhecimento. Ao observar estas áreas de conhecimento, já é possível entender quão abrangente são as técnicas e o conhecimento existente sobre o assunto.

Benefícios de se utilizar técnicas modernas de Gerenciamento de Projetos

A organização que desenvolve projetos para seus clientes ou executa projetos internos tem grandes benefícios ao adquirir a cultura de gestão profissional de seus projetos.

Alguns benefícios são:
  • Atividades a serem executadas em um projeto são padronizadas e tarefas importantes não são esquecidas
  • Os recursos disponíveis na empresa (pessoas, máquinas, materiais) são utilizados de forma mais eficiente
  • A alta gerência da empresa tem total controle sobre o andamento dos projetos
  • A organização consegue lidar com os riscos do projeto de forma inteligente, diminuindo a influência deles sobre o sucesso do projeto
  • Os custos do projeto são planejados e monitorados adequadamente
  • Os prazos de execução das atividades são melhor definidos e controlados
  • A comunicação entre todos os envolvidos com o projeto é executada de forma apropriada
  • Conceitos de Qualidade são incorporados às atividades de projeto
  • Aumenta-se significativamente a probabilidade de conclusão com sucesso de um projeto (dentro do prazo, dentro do orçamento, com a qualidade requerida pelo cliente).
PROAGE - Gestão de Operações e Gestão de Projetos

Avenida Queiroz Filho, 1.700, 4º andar, conj. E-402, CEP: 05319-000 Vila Hamburguesa São Paulo - SP

Telefone: (11) 3262-5111

Copyrights © 2000 - 2015 Todos os direitos reservados